sexta-feira, 24 de julho de 2015

Açorda de bacalhau


Tenho de confessar que nunca gostei de açorda, para falar a verdade não tenho boas lembranças, mesmo assim decidi fazer e desta até gostei.
Estes dias estava a ver um programa na tv, que tinha um espaço dedicado á culinária,  estavam a fazer uma receita que levava gemas curadas no sal e foi aí que pensei, tenho que experimentar e como a primeira receita que veio á cabeça foi açorda, mesmo não gostando foi esta que fiz.

Vamos começar pelas gemas curadas porque demora cerca de uma hora, ao fim desse tempo elas vão ficar com um tom mais avermelhado, na foto não dá para notar muito bem.
Num recipiente, coloque 1l de água fria, 100g de sal e 60g de açúcar, mexa até dissolver, coloque as gemas com cuidado e deixe repousar por 1 hora. 

2 postas de bacalhau
200g de pão duro
4 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 tomate cortado em cubos
1 c. de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Coza o bacalhau, tire-lhe a pele, as espinhas, lasque-o e reserve a água da cozedura.
Aproveite para cortar em fatias o pão e reserve.
Num tacho aqueça azeite, junte o alho, a cebola, o louro e deixe refogar até alourar. Acrescente o tomate e a polpa de tomate e deixe refogar mais um pouco.
Junte o bacalhau, o pão fatiado e mexa para incorporar no refogado, vá acrescentando a água de cozer o bacalhau, até ficar com a consistência desejada, umas pessoas gostam dela um pouco aguada e outras não.
Tempere com sal, pimenta e salsa picada,
Sirva de imediato, coloque a gema no centro e espalhe um pouco de salsa picada.


1 comentário:

  1. Açorda nunca comi! Costumo comer a Açorda daqui que é tipo a sopa alentejana. Isso da gema curada é muito interessante! Qualquer dia faço também! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)