sábado, 10 de janeiro de 2015

Bolo rei


Esta foi a minha primeira experiência com bolo rei, não ficou mau de todo mas a culpa foi minha, porque utilizei fermento granulado e o tempo de levedação torna-se maior.


750g de farinha
150g de manteiga 
150g de açúcar
150g de frutas cristalizadas
150g de frutos secos (pinhões, nozes, passas, etc.)
30g de fermento de padeiro fresco
4 ovos
1 limão
1dl de vinho do Porto branco
1 colher de sobremesa de sal grosso

Coloque os frutos secos a macerar com o vinho do Porto.
Dissolva o fermento em 1 dl de água tépida e junte uma chávena de farinha (tirada do peso total). Misture e deixe levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos, neste caso ligo o forno e coloco em frente com a porta aberta.
Bata a manteiga, o açúcar e a raspa do limão. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição e depois a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adicione a restante farinha peneirada com o sal, amasse muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junte um pouco de leite tépido. Misture as frutas maceradas no vinho do Porto, volte a amassar e molde em bola. Polvilha-se a massa com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor. Deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas ou até a massa crescer para o dobro.
Quando a massa estiver bem levedada, molde novamente em bola (ou em várias bolas) e já sobre um tabuleiro untado (unte o tabuleiro com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga) faz-se um buraco no meio e molda-se para dar a forma. Deixa-se levedar durante mais 1 hora.
Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas e frutos secos.
Leve a cozer em forno pré aquecido a 200º por 20 a 30 minutos.
Depois de cozido, pincele com mel diluído num pouco de água quente e polvilhe com açúcar em pó.

Vou aproveitar e participar num passatempo, se também quiseres participar, é só clicar nas imagens.




0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)