As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Iogurtes com compota de abobora

A minha mãe tinha uma iogurteira que por incrível que pareça, é tão ou mais velha que eu e eu já tenho 30 anos, eu disse que ela tinha porque apoderei-me dela. Uma vez experimentei e gostei, agora longe a longe faço alguns iogurtes.
É muito fácil de fazer e ficam muito saborosos, fazia de aromas mas desta vez apeteceu-me fazer iogurtes naturais com compota, espero que gostem.


1 litro de leite
1 iogurte natural
1 compota de abóbora Casa da Prisca

Esterilize os frascos em água quente, a minha iogurteira tem 8 frascos.
Colocar um litro de leite numa panela e deixar cozinhar em lume brando, o leite não deve chegar a ferver, apenas deve aquece-lo.
Retire do lume, separe cerca de 100ml para misturar com o iogurte para que se dissolva e forme um líquido homogéneo, depois de bem misturado pode juntar o restante.
Coloque duas colheres de sobremesa de compota no fundo de cada frasco e distribua a mistura.
Coloque os frascos sem as tampas na iogurteira, feche-a e deixe repousar por umas 8 horas, Depois desse tempo, coloque as tampas nos frascos e leve ao frigorífico por umas 4 horas e estão prontos ;)

Nunca experimentei mas já estive a pesquisar e para quem não tem iogurteira, pode aquecer o forno e com ele quente mas desligado, pode deixar os frascos a fermentar.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Empanada de carne


Recheio:
200g de carne picada
1/2 chouriço picante picado
1/2 pimento vermelho picado
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
cogumelos laminados
1 raminho de salsa picada
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1/2 caldo de carne
polpa de tomate q.b.
oregãos q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, o alho e a folha de louro.
Deixe refogar durante 5 minutos.
Passado 5 minutos, junte a carne, o chouriço, o pimento, os cogumelos e mexa para fritar um pouco. Tempere com sal e pimenta.
Quando a carne ficar solta e com cor junte a polpa de tomate e mexa.
Junte o cubo de caldo de carne e o vinho branco.
Deixe cozinhar entre 10 a 15 minutos até o molho ficar bem apurado.
Depois do molho apurado, tempere com orégãos, salsa, mexa e apague o lume.


Massa:
200g de farinha
200ml de leite
1 c. de sopa de manteiga
sal q.b.
1 ovo batido para pincelar
sementes de sésamo

Num tacho, ferva o leite com a manteiga e o sal, depois de fervido retire do lume, adicione a farinha e mexa até formar quase uma bola de massa.
Polvilhe a bancada com farinha, deite a massa sobre a mesma e deixe repousar um pouco, passado 5/10 min. já pode amassar bem a massa com as mãos.


Composição:
Estenda a massa com a ajuda de um rolo de cozinha, até formar um rectângulo.
Coloque o preparado de carne no centro da massa e feche, vire a parte da dobra para baixo, pincele com ovo e cubra com sementes de sésamo.
Forre uma assadeira com papel vegetal, coloque a empanada e leve ao forno pré-aquecido a 200º pelo tempo de 30 a 40 min.

Acompanhe com uma salada composta por alface, queijo fresco, noz, abacaxi e gomos de tangerina.
BON APPÉTIT

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pudim de dióspiro


Antes de mostrar a receita, quero agradecer aos 35 mil visitantes que em 4 meses passaram por este blog de experiências culinárias.
Quero aproveitar para pedir desculpa pela minha ausência, principalmente aos blogs que eu sigo, mas também as pessoas que estes dias têm deixado o seu comentário, não é por mal mas o tempo, aliado com o cansaço nem sempre dá para tudo, neste momento estou a passar por uma fase menos boa mas vai permitir que eu passe por aqui muitas mais vezes.
De inicio foi um pouco difícil de abdicar dos meus dois únicos dióspiros, só depois da receita pronta e aprovada é que vi que afinal foi por uma boa causa.
Vou aproveitar esta receitinha, para participar no passatempo do bog Emoção às Colheradas, que comemora 1 ano de existência com receitas deliciosas, visite e aproveite para participar.


1 lata de leite condensado 
1 lata de leite
2 dióspiro (+/- 400g)
4 ovos 
1 c. de chá de extracto de baunilha 
caramelo liquido q.b. para untar a forma


Pré-aqueça o forno entre200º a 250º.
Unte uma forma com o caramelo, bata todos os ingredientes e deite na forma.
Tape a forma e leve ao forno em banho maria por +/- 1 hora.
Deixar arrefecer e levar ao frigorífico por umas horas. 



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tarte de limão merengada


1 base de massa folhada (usei massa quebrada, era o que tinha em casa)
1 lata de leite condensado (395g)
1 pacote de natas (200ml)
1 limão grande
4 claras de Ovo
80g de Açúcar



Forre uma forma de tarte com a massa, pique a base da massa para que esta não inche, leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. Retire do forno e reserve. 
Com a batedeira misture bem o leite condensado com o sumo de limão, incorpore as natas e as raspas de limão, bata até que adquira a consistência de creme, deite-o sobre a tarte e reserve. 
Bata as claras em castelo, junte aos poucos o açúcar e continue a bater até obter um merengue bem firme.
Cubra a tarte com o merengue com o saco de pasteleiro e leve a tarte ao forno a 200ºC, por cerca de 20 minutos.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bolo Mousse de Chocolate



Como foi prometido na nossa página do facebook, aqui fica uma receita muito deliciosa da nossa amiguinha Angelina da página Sobremesas de Domingo, só posso dizer que cheguei a sonhar com esta receita e depois de a provar, até lambi os dedos :)
Não vou colocar aqui a receita, prefiro que vejam a original que está bem melhor que a cópia, já para não falar que é uma das minhas páginas favoritas pelas receitas de deixar uma pessoa a babar e a facilidade de as fazer.

ou


Link da receita: http://www.sobremesasdedomingo.com/2013/10/bolo-mousse-de-chocolate.html

sábado, 9 de novembro de 2013

Tarte mousse de chocolate (simples)


É tão fácil de fazer que eu chamaria tarte mousse de chocolate para preguiçosos, fica uma receita muito bonita, saborosa e parece ser mais elaborada do que realmente é, até estava em duvia de deveria meter só a foto ou a receita completa.
No final decidi meter tudo para mostar as pessoas, quer sejam preguiçosas ou que não tenham muito jeito, sempre podem impressionar com pouco. ;)


250g de bolacha de chocolate e menta
100g de manteiga
1 pacote de mousse de chocolate branco
1 pacote de mousse de chocolate negro
500ml de leite (250 ml para cada mousse de acordo com a embalagem)
4 folhas de gelatina

Triture as bolachas.
Num tacho derreta a manteiga, adicione as bolachas e mexa bem, coloque numa forma de fundo amovivel, calque bem para que fique bem juntinho e leve ao frigorifico.
Prepare a mousse de chocolate negro de acordo com a embalagem (juntar 1 saqueta de mousse com 250ml de leite e bater até ficar firme).
Numa tigela coloque duas folhas de gelatina com agua até ficarem moles, depois de amolecidas, escorra e leve ao microondas por uns segundos para derreter, adicione a gelatina a mousse e envolva muito bem.
Retire a forma do frigorifico e espalhe bem a mousse por cima da base, enquanto leva novamente ao frigorifico para endurecer um pouco, repita os mesmos passos para a mousse de chocolate branco.
Depois das camadas prontas, leve novamente ao frigorifico para endurecer a ultima camada, decore a gosto e delicie-se, espero que gostem ;)


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Crumble de maçã

Mais um desafio do Dia Um... Na Cozinha. Para a 6º edição, 2º para mim, o tema é o Outono e uma sobremesa reconfortante. Um Crumble com frutas da época.
 
https://www.facebook.com/groups/diaumnacozinha/


Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura (geralmente, manteiga), farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante.
Já conhecia de ter ouvido falar mas provar que é bom ainda nada, por isso que eu gosto deste grupo, faz conhecer e provar receitinhas novas, já para não falar da criatividade que é incrivel. Fiquei com um pouco de receio se iria calhar bem e em duvida quanto ao fruto que iria escolher, por isso optei pelo basico.




6 maçãs
200g de farinha
150g de manteiga
1 calice de vinho do porto
100g de noz
50g de açucar
canela q.b. SULDOURO
sementes de linhaça q.b.
açucar baunilhado q.b. SULDOURO

Descasque, retire o caroço das maçãs e corte aos cubos, parta as nozes em pedacinhos e espalhe os dois ingredientes numa assadeira, regue com o vinho do porto, polvilhe com o açucar baunilhado e a canela. Leve ao forno entre 150º a 180º, para cozinhar um pouco enquanto prepara o crumble.
Num recipiente misture com as mãos, a farinha, a manteiga amolecida, o açucar e as sementes de linhaça até obter tipo areia grossa. Retire a assadeira do forno, espalhe o crumble por cima e leve novamente ao forno para tostar um pouco, aumente um pouco a temperatura. Deixa um aroma na cozinha hummmmmm.

 
Pode acompanhar com gelado.
Uma receita rápida, fácil, aromática e que servida quente é bem reconfortante ;)