As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

sábado, 28 de setembro de 2013

Bolo de gengibre e côco

Agora com a chegada do frio, sabe bem um bolinho acompanhado de um chá quentinho. Então decidi fazer um bolinho de gengibre (SULDOURO) com côco, acompanhado de um delicioso chá de lúcia-lima (AROMAS SANTOS), para aquecer este dia nostálgico.


6 ovos
200g de farinha
150g de açúcar
100g de manteiga
100ml de leite
4 c. de chá de côco ralado
2 c. de chá de gengibre em pó Suldouro
1 c. de sopa de vinagre de maçã
1 c. de chá de fermento

Aqueça o forno a 180º, unte uma forma com manteiga e polvilhe com côco ralado.
Comece por bater asclaras em castelo e reserve, bata as gemas com a manteiga amolecida, adicione as gemas, misture o leite com o vinagre e junte ao preparado.
Junte a farinha e o fermento aos poucos, adicione o gengibre e o côco, depois de tudo bem misturado envolva as claras com uma espatula ou uma vare de arames.
Leve ao formo +/- por 30 min. mas vá fazendo o teste do palito, acompanhem com um belo chá lúcia-lima Aromas Santos quentinho e espero que gostem ;)

Bolo Brigadeiro

Comecei o dia com uma encomenda de bolo brigadeiro, ficou alto, fofo e um pouco húmido, o chocolate em pó é que não foi dos melhores, não escureceu muito o bolo.
Agora é só esperar que tenham gostado ;)




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Slow Dancing In a Burning Room- John Mayer (With Lyrics)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pudim de leite condensado no microondas

Eram duas da manha e estava mesmo apetecer alguma coisa doce, mas não era qualquer coisa, acho que nem eu sabia o que queria e também tinha que ser alguma coisa rápida.
Foi aí que me lembrei de ter visto nuns apontamentos, ali na confusão da gaveta das receitas, umas receitas no microondas e saio isto.


Ingredientes
1 lata de leite condensado
a mesma lata e meia de leite
4 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha

Unte uma forma com caramelo, atenção que nem todas as formas dão para ir ao microondas, algumas pessoas metem tudo lá para dentro e depois dá mau resultado.
Bater todos os ingredientes, verter para a forma e levar ao microondas na potencia máxima durante 10 min.

Fácil, rápido e já deu para ficar satisfeito ;)

domingo, 22 de setembro de 2013

Feijoada de camarão com arroz

Aqui está o meu primeiro contato com a feijoada de camarão


Para o arroz carolino Bom Sucesso

250g de arroz carolino Bom Sucesso
500ml de agua quente
2 dentes de alho
Azeite e sal q.b.
1 folha de louro e meio caldo para arroz se preferir


Frite o arroz carolino Bom Sucesso em azeite, sempre a mexer, adicione os alhos picados e mexa mais um pouco. Adicione a água, o louro, o caldo e tempere com sal, agora é só esperar que o arroz seque.

Para a feijoada de camarão


400gr de camarão
250gr de feijão branco cozido
4 dentes de alho
2 cebolas
100gr de chouriço
1/2 pimento
2 tomates maduros
6 delícias do mar
1 cenoura
azeite q.b.
Coentros Suldouro q.b.
1 malagueta Suldouro
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.


Faça um refogado com 2 dentes de alho, a cebola, o chouriço, o pimento, o tomate e a cenoura, tudo picado, o azeite, os coentros Suldouro, a malagueta Suldouro e o louro. Regue com o vinho e deixe cozinhar.




Coza o camarão com 1 cebola e 2 dentes de alho, escorra e descasque deixando alguns por descascar.
Junte o camarão ao refogado e junte a água da cozedura do camarão. Retifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco.

Junte o feijão escorrido ao preparado, reserve uma pequena porção para triturar e junte à feijoada, para engrossar (Pode engrossar com amido de milho em vez de triturar o feijão). Juntar as delícias do mar cortadas ás rodelas.
Deixe apurar bem e sirva de imediato acompanhada com arroz branco.


sábado, 21 de setembro de 2013

Bolo de erva príncipe (Aromas Santos)

Ola, hoje venho relembrar a minha parceria com a Aromas Santos, para isso trago um bolinho fofo e perfumado, espero que gostem tanto quanto eu ;)


Ingredientes
200g de farinha
150g de açúcar
100ml de leite
100ml de óleo
5 ovos
4 colheres de sopa de erva príncipe Aromas Santos triturado
(se não ficar totalmente em pó não se preocupe)
1 colher de chá de fermento 

Calda
1 colher de sopa de erva príncipe Aromas Santos
100ml de aguá
4 colheres de sopa de açúcar

Pré-aquecer o forno a 180 º C, untar com manteiga uma forma com buraco e polvilhe com farinha, pode aproveitar para bater as claras em castelo.
Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, adicione a erva príncipe Aromas Santos triturado, a farinha e o fermento. Junte o leite e o óleo, depois de estar tudo bem misturado, envolva as claras em castelo, verta o preparado na forma e leve ao forno por 30 min.
Quado o bolo estiver quase pronto pode começar a fazer a calda, leve ao lume a água com o açúcar e a colher de erva príncipe Aromas Santos, com o bolo pronto e a calda fervida, faça vários furos no bolo e regue com a calda a ferver.
Se gostar do bolo bem úmido pode deixar assim, de outra forma pode levar mais um pouco ao forno para secar um pouco.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Amostras" enviadas gentilmente pela SULDOURO

Agora as minhas receitas vão ter mais sabor ;)


Hoje chegou-me a casa uma simpática, útil e agradável oferta da minha mais recente parceria com a Suldouro
Muito gentilmente o Sr. José António Brito Mendes, a quem eu agradeço, fez chegar a minha casa um sortido das especiarias desta empresa. Cá em casa é coisa que gostamos muito, então quando chegou e vimos a quantidade de coisas boas, parou tudo ;)


Podem contactar a empresa de diversos modos : 



Localização:





Navires - Sociedade Nacional de Víveres, Lda
Rua das Lages 480
Zona Industrial de S. Caetano
4410-272 Canelas
PORTUGAL



Tel: +351 22 712 56 57 
Fax: +351 22 712 56 58


Como chegar:

Vindo de Norte, utilizando a VCI, após atravessar a Ponte do Freixo, cortar na 3ª saída, para A29, direcção a Espinho. Utilizar a 3ª saída em direcção a Canelas. Seguir a seta que indica S. Caetano. As nossas instalações estão 200 m à frente.
Vindo do Sul, pela A1, após a portagem dos Carvalhos, seguir as indicações de Ponte do Freixo, IC1. A 1ª saída é para A29, direcção Espinho. Utilizar a 3ª saída em direcção a Canelas. Seguir a seta que indica S. Caetano. As nossas instalações estão 200 m à frente.

Bolo de banana com pepitas de chocolate


Ingredientes
1 ou 2 bananas
150g de açúcar
4 ovos
1 iogurte de banana
1 dl de leite
200g de farinha
150g de manteiga
Pepitas de chocolate a gosto
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento
caramelo para untar

Preparação:
Bater a manteiga com o açucar, junte as gemas, o iogurte, a essência de baunilha e o leite. Misture a farinha peneirada, o fermento e as pepitas de chocolate, bata as claras em castelo e envolva ao preparado. Untar uma forma com caramelo, cortar as bananas as rodelas, forrar a forma com as bananas, deitar o preparado e levar a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40m mas convém ir fazendo o teste do palito.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pata Vermelha: AJUDA URGENTE PARA O BOLINHAS (V.N.GAIA, Apelo da ...

Pata Vermelha: AJUDA URGENTE PARA O BOLINHAS (V.N.GAIA, Apelo da ...: Bolinhas com a sua "mãe" a D. Mª da Conceição Aspecto do tumor anal do Bolinhas Aspecto do tumor na cauda do Bolinhas ...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Parceria com a empresa Suldouro

É com muito gosto que venho dar a conhecer a minha parceria com a empresa Suldouropara quem não conhece a Suldouro é uma empresa especializada em especiarias, tendo sido marca reconhecida pelos consumidores como Sabor do Ano 2013 e pela terceira vez consecutiva, o que demostra bem a qualidade e sabor das especiarias que produzem. A Suldouro é responsavel por boa parte das especiarias, que os nossos chefes e que a industria de restauração usam, por vezes sobre outros nomes ou sub-marcas. Em breve irei visitar a empresa, um convite feito pelo Sr. José António Brito Mendes e que me deixou bastante contente pela experiencia de poder ver todo processo de fabrico.



A Suldouro não tem apenas especiarias, eles têm um leque de produtos diversificados tais como:
Pode visitar o site Suldouro-Navires ou no facebook


Conheça um pouco da história da Suldouro:


A Navires nasce em 1971, mais precisamente no dia 8 de Setembro, quando Adão Gonçalves, José Brito Mendes e Agostinho Silveira após mais de 25 anos a trabalharr em empresas do ramo, decidem que está na hora de tentarem também eles a sua sorte. Alugam um Rés do Chão, com cave, na Rua José Mariani, 480, em V. N. de Gaia, com pouco mais de 300m2 e assim começam a trabalhar.
O principal sempre foi as especiarias mas no arranque outros produtos como café, cevada e pastilhas elásticas também ajudaram a fazer volume de trabalho e faturação  Tudo era feito á mão pelo que chegaram, após poucos meses a ter quase 20 pessoas a empacotar as especiarias Suldouro. O espaço era reconhecidamente muito limitado para o crescimento obtido e o armazenamento muito problemático, não permitindo comprar matéria prima nas quantidades desejadas. O próprio manuseio era difícil pois as caixas de 120Kg de especiarias tinham de ser descarregadas às costas para a cave.
Nos anos 80 as soluções de espaço foram sendo inventadas e a imagem da marca Suldouro sofria as primeiras alterações, tentando acompanhar as cada vez maiores solicitações do mercado em que já despontavam as grandes superfícies.
Em 1995, finalmente novas instalações, com condições que permitiram automatizar o ciclo de empacotamento, armazenar matéria prima nas quantidades entendidas como convenientes, desenvolver novos produtos, modificar embalagens não só a nível de design como de funcionalidade, adquirir novos equipamentos enfim equipar uma empresa para o início do novo século que se aproximava.
Esta história não está completa e todos os dias se escrevem novas páginas através do esforço e dedicação de todos os que dia a dia colaboram para fazer da Navires uma empresa reconhecida pela qualidade dos seus produtos e pela atenção que dispensa aos seus clientes, sem os quais nada disto teria acontecido.

domingo, 15 de setembro de 2013

Finalmente FÉRIAAAAAAAAAS!

Espero por estas férias á muito tempo, embora tenha muito que fazer cá em casa sempre vai dar para descansar, como não posso ir para nenhum lado vamos lá ver se me dedico mais um pouco á culinária, faço as encomendas pendentes e começo a meter em prática algumas coisas que andei a aprender :)


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bolo de requeijão e côco

Bolo de requeijão e côco 



300g de requeijão
150g de açúcar
6 ovos
100g de manteiga
50g de côco ralado
Sumo de meio limão (opcional)
150g de farinha 
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Começar por colocar o requeijão numa taça grande e esmagar com um garfo, juntar o açúcar e a manteiga amolecida e bater muito bem até estar tudo em creme. 
Juntar as gemas à mistura anterior, adicionando também a o sumo do limão, batendo muito bem. As claras batem-se em castelo firme, com uma pitada de sal fino, juntando de seguida à mistura anterior, sem bater e envolvendo apenas com uma colher, em movimentos circulares de baixo para cima. 
Por fim, juntar a farinha peneirada o fermento em pó e o côco ralado, envolvendo novamente sem bater. Colocar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 30 minutos ou até estar cozida. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco para desenformar.



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O meu curto passeio pelo Cake Alive














quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Campanha Baby Rice Bom Sucesso PARTICIPEM ;)


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Meu blog é neutro em CO2

Quando vi esta iniciativa tive que aderir de imediato, nesta altura do ano em que as florestas ardem sem fim, é bom começar a pensar em plantar arvores para substituírem as ardidas. É fundamental ajudar o ambiente e a nós próprios, neste caso tornar o nosso blogue num cantinho da blogosfera mais amigo do ambiente.

A partir de agora orgulho-me de dizer que o meu blog é neutro em carbono, que possui uma árvore só dele e vai ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono.


Meu Blog é neutro em CO2, neutralize o seu também. Saiba como.



ERA BOM QUE O NOSSO PAÍS SEGUISSE ESTE EXEMPLO

Campanha Bom Sucesso PARTICIPEM ;)


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Quiche de Bacon e Cogumelos

Quiche de Bacon e Cogumelos

Ingredientes:
massa folhada
bacon em fatias
cogumelos laminados
alho francês

1 tomate pequeno em cubosdentes de alho
manteiga
2 dl de natas
4 ovos
salsa picada
queijo em cubos
sal
pimenta


Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, o alho e os pedaços de bacon até alourar, depois junte os cogumelos, o alho francês cortado e o tomate em cubos, deixe cozinhar até ficar douradinho. 
Retire do lume e deixe arrefecer. 
Ligue o forno a 180º C. 
Forre uma tarteira com a massa folhada, pique o fundo com um garfo e pincele o rebordo da massa com agua. 
Numa tigela, misture as natas com os ovos, a salsa e o queijo em cubos, tempere com sal e pimenta. 
Espalhe a mistura de bacon no fundo da tarteira. 
Regue com o preparado dos ovos, se preferir salpique com queijo ralado. 
Leve ao forno durante 35 minutos. 
Retire, desenforme e sirva morna ou fria. 
Acompanhe com uma salada a gosto.





Linguagem dos pratos